sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Trovando Sobre: AS CAPAS DE DISCOS MAIS BONITAS DO ROCK.


Meus amigos, para este texto, pensei em falar sobre um tema polêmico e já muito discutido, pois falar de capas de discos, assim como falar de conteúdo musical ou discutir sobre gostos, é sempre quase que “mexer em vespeiro”.

Geralmente, o fã ama as capas dos discos de seus artistas prediletos, certo? E criar belas capas de discos é uma Arte, certo?

Por isso, os fãs, geralmente, acham as capas dos discos de seus artistas prediletos, as mais bonitas de todas, mesmo que nem sempre, os "não fãs" concordem.

Eu já comprei muitos discos, só por achar as capas bonitas. Acho que a capa, é o “sorriso no rosto” do disco... Uma bela e representativa capa pode, e deve representar o conteúdo musical do trabalho gravado.

Por isso, resolvi criar a minha lista particular de capas...

São elas:


The Queen Is Dead – The Smiths.

Uma linda e melancólica foto de 1965, do grande ator francês Alain Delon, no filme L’insoumis”, onde o ator parece entregue à morte, ilustra o tom de melancolia e tristeza que permeia esta obra prima de Morrissey & Marr.

The Queen Is Dead”, é o último disco da banda, antes de separarem, e portanto um trabalho com os sentimentos à flor da pele para os músicos. “I Know It’s Over”, “The Boy With The Thorn in His Side”, “Bigmouth Strikes Again”, “Cemetry Gates” e “Never Had No One Ever”, são músicas maravilhosas, muitíssimo bem representadas pela capa, que como sempre, é uma sugestão de Morrissey.

Uma capa muito linda e ao mesmo tempo, muito triste.





Powerslave – Iron Maiden.
  
As capas do Iron Maiden são sempre um espetáculo à parte. Antigamente eram desenhadas por Derek Riggs, desenhista e criador do mascote da banda, Eddie, mas que infelizmente nos tempos atuais, foi substituído por outros artistas que simplesmente imitam o trabalho de Riggs.

Para mim, esta capa é a mais bonita desenhada por  Derek Riggs.

Esta capa, com temática egípcia é a minha favorita da banda, pois dá o tom essencial que o álbum necessita, que o Egito antigo, e todas suas lendas sobre faraós, múmias e rituais, são o tema deste que é um dos melhores trabalhos da banda inglesa.

Talvez por dois Historiadores formados no grupo, as letras do Iron Maiden sejam sempre tão instigantes e interessantes.

Uma capa que funciona como o atrativo perfeito para novos fãs, e como um cartão de visitas aos fãs mais antigos, pois resume de forma visual estupenda o conteúdo do disco.





Heaven And Hell – Black Sabbath.


Um trabalho fantástico de pintura, criado pela artista Lynn Curlee, que mostra anjos (ou anjas... tanto faz, já que anjos não tem sexo, não é mesmo?) jogando baralho, fumando cigarros e relaxando.

A arte da capa para mim, aos menos, expressa com clareza que a banda, após de livrar de Ozzy, que estava descontrolado por causa do consumo absurdamente gigante de álcool e cocaína, estava agora,em uma fase de paz e calmaria, acrescidos do grande Ronnie James Dio nos vocais do grupo.

As canções pelo que sei, foram compostas com a banda trabalhando junta, e juntos de Dio, que além de excelente cantor, era um grande compositor, tornou a produção do álbum bem mais tranquila do que o habitual.

Este álbum é muito especial para mim, pois o meu “primeiro Sabbath”. Através deste disco, me interessei pela música do Black Sabbath, e só fui conhecer (e gostar) da primeira fase, com Ozzy, um certo tempo depois.

Cheguei na loja, e quando vi esta capa, não tive dúvidas de que precisava ouvir o conteúdo do disco. Me arrebatou instantaneamente.






Axis: Bold as Love – The Jimi Hendrix Experience.


Com uma temática hindu, os integrantes da Experience (a melhor banda de Jimi Hendrix), foram retratados como deuses nesta pintura magnífica, criada pelos designers Roger Law e Karl Ferris, é outra daquelas capas que encantam o cara que curte Rock compra, o “obrigando" a comprar o disco, só por este encantamento.

O álbum é um desbunde. “Little Wing”, “Spanish Castle Magic”, “If 6 Was 9” e “Castles Made of Sand”, entre outras, são obras primas do Rock, e deveriam ser tombadas como patrimônio da humanidade.

Acho essa capa psicodélica e muito bonita, pois acho que a pintura foi feita de uma forma extremamente minuciosa, já que até os mínimos detalhes de roupas, entre outras coisas, foram muito bem expostos.






Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles.


Não só a mais bonita, como também a capa de disco mais importante de todos os tempos.
A ideia original para a capa foi de Paul McCartney, o que para mim, soa natural, já que o conceito do álbum, bem como a “temática”, também foram ideias de Paul, logo, ele pensou em colocar na capa do álbum, todas as figuras importantes da História, bem como, as grandes influências (musicais, literárias, cinéfilas, artísticas, etc.) da banda.

Ideia de gênio, pois “Sgt. Pepper’s”, foi um divisor de águas na História da música.

Peter Blake montou a capa propriamente dita, com as estátuas de cera, o cenário, a luz e Michael Cooper fez o registro fotográfico, nascendo assim, a maior obra prima de todas, pelo menos, no que se trata de capas de discos.

Uma curiosidade sobre a capa: John Lennon queria incluir as figuras de Jesus e Hitler, mas temendo polêmicas, o empresário Brian Epstein, vetou que ambas as figuras aparecessem na capa do álbum.




Esta foi a minha lista de capa mais bonitas e importantes do Rock.

Este texto é dedicado a Andreas Campaci, meu amigo, poeta, Rocker de primeira, e o irmão paulista que eu sempre quis ter.




Abraço.

4 comentários:

  1. Muito bacana!
    Gostei de conhecer algumas das capas que não conhecia...
    Falando em Alan Delon tem um jogador de futebol cujo nome foi inspirado no artista francês... Que zica! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, sim, o jogador é perna de pau, ao contrário de meu amigo poeta, que é craque em tudo!!! Que bom que gostou, fratello.
      Abração.

      Excluir
  2. Demais, adorei o tema.
    A primeira capa lembro até hj do primeiro texto que li aqui e tinha essa foto dos Smiths e é linda.
    A do Sabbath já falei que acho linda, o amigo tem uma camiseta com a estampa né.
    A dos Beatles tmbm é demais, linda linda.
    Existem muitas outras né e o malucão poderia criar uma nova série em?
    Simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    Parabéns e abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, mocreia... Sssssiiimmmm, tenho uma camiseta do Sabbath com a capa do "Heaven And Hell"... Quanto a série, pensarei a respeito... obrigado por ler, amigo. Abs.

      Excluir