sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Trovando Sobre: OS MAIORES VILÕES DOS QUADRINHOS.

Eu sou um cara atípico quando se trata de quadrinhos (e cinema também), porque quase sempre, eu torço para os vilões.

A razão disto? Acho que me fascina a ideia de tentar descobrir a motivação, ou razões que levam uma criança, depois adolescente, a se tornar uma “má pessoa”. O que poderia ter causado um desvio tão grande na personalidade de alguém a ponto dessa pessoa abandonar a sua humanidade, para se voltar ao egoísmo, ou ao ressentimento? Aliás, egoísmo e ressentimento são os ingredientes principais de um bom vilão de histórias em quadrinhos.

Pois bem, escolhi cinco dos maiores “cascas grossas” de todos os tempos. São eles:


Apocalipse;

Simplesmente, o cara que “matou” o Superman. Apocalipse foi criado por uma raça alienígena, que buscava criar um guerreiro perfeito e invencível.

Desde bebê, Apocalipse foi modificado geneticamente, e era jogado no meio de uma tribo de selvagens, que o dilaceravam em mil pedaços. Depois de despedaçado, ele era “remendado”, modificado, e jogado para morrer novamente, até que seus “pais”, o tornassem imbatível, ou quase isso... o que acabou acontecendo.

Enfrentou o Superman, em uma luta épica, que acabou esgotando o herói de tal maneira, que ele foi dado como morto. Por fim, em uma revanche, o Superman acabou derrotando o terrível monstro, e jogou para o espaço, o deixando em órbita e sem rumo.

Apocalipse não tem nenhum tipo de sentimento humano, e só um objetivo em sua existência, destruir e matar a tudo e a todos que encontrar em seu caminho.




Doutor Octopus;
Na minha opinião, o inimigo mais legal do Homem Aranha. Otto Octavius era um genial cientista nuclear. Em certo momento, inventou um dispositivo hidráulico semelhante a tentáculos, para manusear materiais radioativos, usados em suas pesquisas.

Após uma desilusão amorosa, começa a trabalhar de maneira compulsiva, até que um dia, um acidente acontece em seu laboratório, e após uma explosão, seus tentáculos ficam “grudados” em seu corpo, sendo impossível a sua remoção, e criando um laço mental com o Dr. Octopus, lhe dando a capacidade de controlar mentalmente os tentáculos.

Foi o primeiro vilão a vencer o Homem Aranha em uma luta, mas é constantemente derrotado pelo “Aracnídeo”, que ainda por cima, faz várias piadinhas durante os combates, enfurecendo ainda mais Octopus.

O Doutor Octopus só tem uma meta em sua vida: Ver o Homem Aranha morrer, mas detalhe: somente ele pode causar a morte do herói.




Caveira Vermelha;
Johann Schmidt era um jovem órfão, que cresceu em um orfanato onde era costumeiramente agredido e explorado. Johann cresceu sem amigos e sem conhecer o que eram sentimentos positivos de qualquer espécie, e com uma forte ganância. Quando virou adolescente, fugiu do orfanato e começou a viver nas ruas, onde praticava pequenos crimes para sobreviver.

Entrou para o exército nazista, onde rapidamente alcançou uma patente alta, chegando a ser muito próximo de Adolf Hitler. Quando os nazistas souberam que os Estados Unidos estavam desenvolvendo um soro, capaz de transformar soldados em “super soldados”, os alemães se infiltraram no exército americano, e roubaram uma amostra deste soro, para formarem os super soldados nazistas.

Schmidt, dominado pela possibilidade de se tornar poderoso, se ofereceu para ser cobaia neste experimento, que quase deu certo por completo. O soro, que fora modificado por cientistas alemães, lhe deu praticamente, a mesma força de seu arqui inimigo, o Capitão América, entretanto, desfigurou seu rosto, o deixando com a aspecto de um crânio avermelhado.

O Caveira Vermelha é maldade encarnada, além de extremamente cruel e sádico. Obcecado por ciência e ocultismo (crê que ambos, podem lhe abrir as portas da dominação mundial), o Caveira Vermelha desde a 2ª Guerra Mundial, dá muitas dores de cabeça ao Capitão América.




Doutor Destino;
 

Cigano, feiticeiro, cientista, gênio, nobre, monarca e tirano. Algumas palavras que definem a personalidade de Victor Von Doom. Filho de um casal de ciganos, o jovem Victor cresceu apenas para dominar, pois acredita ser o ser humano mais inteligente e especial do planeta.

Quando jovem, a tribo de Von Doom foi expulsa da Latvéria (sua terra natal), por um ditador, que ordenou que a mãe do menino fosse queimada viva, por conta de atos de bruxaria. A alma da mãe de Victor foi condenada a passar a eternidade no inferno, sob os domínios do demônio Mefisto. 

Isto fez com que Von Doom, nutrisse uma mágoa terrível, e um desesperado desejo de vingança, além de uma sede conhecimento para que unindo magia e tecnologia, ele pudesse resgatar a alma de sua mãe. 

Foi colega de Reed Richards (Senhor Fantástico) durante a faculdade, e desde lá, detesta o líder do Quarteto Fantástico. Também durante a faculdade, sofreu um acidente, que queimou o seu rosto, o desfigurando. 

Quando estava em uma peregrinação budista no Tibet, foi submetido a um ritual, onde teve sua máscara recém saída da forja, colocada em seu rosto, o deixando ainda mais deformado.

Após esta peregrinação no Tibet, destronou o rei da Latvéria, tornando-se o monarca do país.

O Doutor Destino já enfrentou o Quarteto Fantástico, os Vingadores, o Homem Aranha, o Doutor Estranho e até o Homem de Ferro, em um duelo na Idade Média!

A personalidade egocêntrica, auto confiante e narcisista do Doutor Destino é muito carismática, e por vezes, até mesmo engraçada.

Na maior saga da Marvel, “Guerras Secretas”, foi o personagem de maior destaque, e onde conheci o vilão.


Coringa;


O que falar do mais perfeito vilão de todos os tempos?

A loucura? A lucidez? O sorriso macabro? A pele branca e os cabelos verdes? A personalidade genial? A alma destroçada? O sadismo?

O "Palhaço do Crime" disse uma vez: “Se é para eu ter um passado, eu prefiro que seja de múltipla escolha!”. Impossível saber de sua origem, já que a única versão conhecida, foi negada pela editora DC Comics (a história maravilhosamente perfeita chamada de “A Piada Mortal”).

O Coringa em sua insanidade, é completamente imprevisível, e parece mais estar disposto a se divertir, em suas lutas icônicas com o Batman, do que simplesmente roubar ou adquirir poder.

O Coringa só quer ver o circo pegar fogo... só isso.

Acho a personalidade do vilão fantástica, pois na sua ‘loucura”, ele é muito mais “são” do que a maioria de nós, já que ele vive conforme acha certo, se se importar com convenções pré estabelecidas pela sociedade. O Coringa detesta hipocrisia, e adora jogar na cara da humanidade, que ela é movida por uma hipocrisia monumental.

É um personagem fantástico.  O vilão perfeito.



Estes são os maiores vilões das histórias em quadrinhos.



Espero que gostem.




Abraço.

4 comentários:

  1. Talvez esse seu fascínio pelos vilões deve vir pelo fato de você ser o cara de coração puro, senso de justiça apurado e extremamente solidário que é... e não conseguir entender o porquê há pessoas que buscam totalmente o contrário. Cheias de ódio, maus pensamentos e péssimas atitudes que vão contra a boa convivência em sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, cara... muito obrigado pelos elogios... todos temos um lado sombrio, e eu tempo "afogar" o meu, só isso. Saiba que todos essas palavras que tu usou pra me descrever, servem pra te descrever também, meu caro! Obrigado. Grande abraço.

      Excluir
  2. Adorei o tema, já gostava do texto dos vilões do cinema e agora com esse ficou completo. E gosto quando vc fala de HQs ou heróis, volta a ser criança.
    Só que o meu vilão favorito é o Ele das Meninas Super Poderosas, hehehehhe
    Parabéns e abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é a Docinho, mona... hahahaha! Obrigado por ler. Abraço.

      Excluir