quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Trovando Sobre: 80 ANOS DE ELVIS PRESLEY.


E aí, meu amigo Elvis, tudo de boa?

Cara, quero te dar os parabéns por essa data tão importante! 80 anos e na ativa, não é para qualquer um, meu querido!

Estava relembrando hoje de manhã, o meu primeiro contato com o teu trabalho... fui visitar o Thiago Côrrea, o “Gordinho”, como os amigos o chamam, e ele colocou o dvd do teu show histórico “Aloha From Hawaii”. Bah, nem sei te dizer o impacto que aquele momento causou em mim. O Thiago começou a contar histórias sobre ti, e as músicas do dvd eram legendadas em português, o que facilitou uma compreensão geral de quem tu é e o que é a tua arte.

Te confesso que até aquele momento, os Beatles eram deuses para mim, e nada estava acima deles. Fiquei atordoado, zonzo e sem chão, pois como eu poderia admitir que existia alguém acima dos meus heróis de até então? E o pior, como é que eu não conhecia esse “alguém”?

Cheguei em casa, e me lembrei que tinha (e tenho até hoje), um disco teu, chamado “For LP Fans Only”, com algumas músicas conhecidas e outras obscuras da tua carreira. Devo ter ouvido umas três vezes seguidas.

Meu mundo era preto e branco, e quando a tua voz saiu das caixas de som, ele ficou colorido.

Tentei imaginar o impacto que tu causou na década de 50, quando não existia um mundo para os adolescentes. Sim, pois só existiam crianças e adultos. Não existia um meio termo... não haviam músicas para adolescentes, não haviam roupas para adolescentes, não havia diversão para adolescentes. Ou tu era criança, e se vestia e vivia como uma criança, ou tu era um adulto e se vestia como um adulto, ouvia músicas para “adultos”. Enfim, uma chatice só.

Até que tu apareceu em 1954, bonitão, cheio de suingue, charme, cantando “That’s All Right”, de uma forma “obscena” (negra), e sacolejando como se estivesse trepando enlouquecidamente com a filhinha linda e virginal da família modelo padrão americano.  Cara, teu impacto deve ter sido uma bomba na cara dos moralistas e chatos de plantão.

Imagino as barras que tu passou, quando tu foi criticado por ser uma “má influência”, e “demoníaco”... logo tu, que era um bom menino, educado, que dizia “senhor” e “senhora” para os mais velhos (mas que adorava uma sacanagem na surdina).

Penso que teu sofrimento ao perder a tua mãe que era a tua melhor amiga e confidente deve ter sido terrível, e nessa época, tu estava longe para piorar ainda mais as coisas, pois tu estava na Alemanha, servindo ao exército americano.

Quando os Beatles surgiram e tu sentiu o baque, deve ter sido igualmente difícil, já que além de estarem na “moda”, eram quatro, tinham um ao outro, e tu sempre encarou tudo sozinho.

Mas Elvis, não existe comparação entre tu e qualquer um que veio depois de ti. A tua influência vai muito além da música, meu amigo... O teu cabelo, as tuas roupas, os teus pensamentos influenciaram TODA a cultura e os costumes “pós Elvis”.


Quanto a tua carreira, e a maneira como tu a conduziu, com a criação do marketing musical, o merchandising, o teu jeito de cantar e dançar, de te vestir no palco e principalmente, a reinvenção artística, são até hoje, a “bíblia” do show business.

Sem blasfêmia, ok?

Estive na exposição aqui, em Porto Alegre sobre ti, e vi os teus pertences e objetos pessoais... foi demais, cara... tu realmente é um cara de estilo! Adorei a tua Harley Davidson, em especial e os jumpsuits... Até pensei em roubar um, mas a cadeia e eu não combinamos em nada!

Fui na apresentação da TCB Band aqui em Porto Alegre também. Bah, em que situação tu me colocou, cara... eu, um marmanjo chorando direto durante as músicas.... ah, o James Burton mandou um alô.

Até hoje coleciono álbuns teus, compro camisetas contigo estampado e a Graci suspira cada vez que vê uma foto tua... mas eu compreendo, tu é um cara bonitão. Mas abre teu olho, hein! Sei bem que a Ann Margret, a Natalie Wood, e trocentas outras não resistiram ao senhor!


Agora cá entre nós e com todo o respeito... a Priscilla era uma coisa de louco quando tu a conheceu, né... ok, ok... já parei!

Meu amigo, hoje aos 80 anos, tu está mais vivo do que nunca, pois as pessoas ainda lhe tem como referência, ídolo e modelo à ser seguido. Eu sei, cara... eu sei que tu nunca quis ser exemplo para ninguém e que tem defeitos, mas a maneira com que tu sempre lidou com as tuas dificuldades e reconheceu teus erros, fazem de ti ainda mais especial e único.

Ah, o Vicente tem um cd chamado “Elvis For Babies”, e já ouviu, inclusive... tu faz parte da família,caro amigo!

Quero te desejar muita paz, muita luz e saiba que tu jamais será esquecido, pois daqui há 300 anos, tua obra ainda será exaltada e teus feitos relembrados.

Tu é e sempre será o Rei (eu sei, Jesus também é o Rei).

Obrigado por tudo, meu amigo Elvis Aaron Presley.





Um abraço do teu amigo Sandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário