quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Trovando Sobre: OS SOLOS DE GUITARRA MAIS CLÁSSICOS DO ROCK – 2ª PARTE.





Então tá, hoje daremos sequência a minha lista dos solos mais clássicos, marcantes e importantes do Rock. Não foi fácil chegar em apenas dez, mas depois de muito queimar os poucos neurônios que ainda me restam, terminei esta árdua tarefa.

Um solo de guitarra bem executado, é como o “molho” da canção, funciona quase como um “orgasmo sonoro”, pois geralmente, o solo é ápice da música.

Seguem os cinco primeiros da lista:


5) Back In Black – Angus Young.


O AC/DC é uma banda indiscutivelmente, de “guitarras”. Angus Young, além de ser o guitarrista solo do clássico e maravilhoso grupo australiano, é a figura de “frente” da banda, o líder e a “cara” do AC/DC. As canções da banda, sempre tem riffs e solos marcantes, mas é impossível não reconhecer a introdução e o solo desta obra de arte do Rock.

“Back In Black”, dentre os muitos clássicos do AC/DC, talvez seja o mais conhecido e e por vezes imitado, mas nunca, jamais, superado. Qualquer fã e de Rock, já tocou “air guitar” ao som dessa música.




4) Sympathy For The Devil – Keith Richards.


Keith Richards é um dos maiores criadores de riffs da história do Rock. É impressionante o que esse senhor criou em 50 anos de carreira dedicados ao Rock N’ Roll. Eu poderia citar tantas canções do catálogo dos Stones, mas escolhi essa, por ter um solo, e apenas um riff que simbolizam como um verdadeiro guitarrista de Rock deve soar.

O solo da canção é simples, original e marcante, como toda a expressão genuinamente artística deveria ser. Keith tem uma conexão física e espiritual que liga seu coração, a ponta de seus dedos. “Sympathy For The Devil” e seu solo, são apenas uma prova disto.




3) All Along The Watchtower – Jimi Hendrix.


Só um gênio poderia “melhorar” uma canção de outro.  Nesta canção de Bob Dylan, o maior guitarrista de todos os tempos, o senhor James Marshall Hendrix, faz um trabalho impecável, ao acelerar e encorpar a música. Hendrix sempre foi um mestre do improviso e a guitarra, parecia não ter mistérios para ele. Parecia que o instrumento e o músico faziam amor em pleno palco, tamanha a sintonia de ambos.

Na sua versão deste clássico, Hendrix despeja um solo tão poderoso, que chega espantar quem ouve pela primeira vez. Um dos melhores trabalhos de um cara que sempre fazia o melhor.




2) While My Guitar Gently Weeps – Eric Clapton.


Raros foram os abençoados que participaram de sessões de gravação com os Beatles. Creio que além de Clapton, mais dois ou três, apenas. Clapton foi chamado por George Harrison, para solar nessa canção, já que o compositor não conseguia expressar através de um solo, o sentimento que a canção pedia.

Clapton fez um trabalho eterno, que daqui há 350 anos ainda será estudado por músicos sérios, que queiram aprofundar o seu conhecimento musical. É o mais belo de todos os tempos, criado em uma época distante, quando música era arte.




  1)      Johnny B. Goode – Chuck Berry.


Todo e qualquer músico de Rock que componha, cante e toque guitarra, é influenciado por Chuck Berry. Todo, sem exceção. Essa canção é uma das pedras fundamentais do Rock, pelo simples fato de ter solos de guitarra. Antes de Berry, os solos no Rock N’ Roll, eram feitos por saxofonistas, e junto com Elvis, Chuck institucionalizou a guitarra como “O” instrumento do Rock N’ Roll.

Chuck influenciou tudo que veio depois dele, de Hendrix a Kings of Leon. E “Johnny B. Goode” tem até hoje, um dos solos mais reconhecíveis, incendiários e selvagens da história da música pop do século XX. Eu imagino o terror dos pais, quando essa música foi lançada, em 1955... os filhos querendo ser Chuck Berry e as filhas querendo transar com Chuck Berry. “Johnny B. Goode” mudou o mundo.



Esses foram os solos de guitarra mais clássicos e importantes na minha opinião. Tentei ser o máximo coerente possível, espero ter conseguido.


Espero que gostem.




Um abraço.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como eu já falei anteriormente, eu adoroooo suas listas, são sempre uns dosmeus textos preferidos, juntamente com os do Vito, gibi, filmes, séries, traduções, atc, apenas destes.
    Pra que gastar R$:25,00 em uma Rolling Stones se tu escreve e é muito mais legal? E por enquanto, é de grátis, hahahahahaha
    Adorei e obrigado eu por vc escrever. Parabéns e abração.

    ResponderExcluir