quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Trovando sobre: DEZ MÚSICAS PARA CELEBRAR A OBRA DE NEIL YOUNG

Existem artistas que são mais do que especiais. Existem artistas que não escrevem apenas histórias em suas canções, existem Artistas que escrevem “livros cantados”, dentro de uma melodia.

Neil Young é um destes Artistas.

Sua maneira de tocar guitarra (fazendo sexo com ela), e sua maneira de tocar violão (fazendo amor com ele) são únicos no Rock.  Sua voz, não é “afinada” (acho que o Neil provavelmente, não seria escolhido para nenhum time do The Voice Brasil...) para os moldes tradicionais, mas é carregada de sentimento... 
Qualquer sentimento que a música peça.

A música de Neil Young consegue (literalmente) te transportar para qualquer lugar, seja para o interior, em um lugar cheio de paz e tranqüilidade no meio da natureza, ou para o meio de qualquer cidade americana, especialmente.

Acho que o maior mérito do grande Neil Percival Kenneth Robert Ragland Young, é ser durante 40 anos de carreira, um artista íntegro, que sempre buscou satisfazer a si mesmo com o seu trabalho, sem nunca se preocupar com tendências ou modismos. Neil sempre fez o que quis artisticamente,o que tinha vontade de fazer com a sua música

Separei aqui, dez canções, que na minha opinião, são uma boa base da sólida e linda obra do Artista.

São elas:


Comes A Time – Álbum: Comes A Time, 1978
“Chega um tempo em que você esta à deriva, chega um tempo em que você se encontra...”






Cortez the Killer – Álbum: Zuma, 1975
“Ele veio dançando através dos oceanos...
Cortez, Cortez... Que assassino, que assassino...”






Hey Hey, My My – Álbum: Rust Never Sleeps, 1979
“É melhor queimar do que desaparecer.”





Rockin’ In The Free World – Álbum: Freedom, 1989
“Eu vejo uma mulher na noite, com uma criança nos braços... Perto de uma lata de lixo,
É mais uma criança que nunca irá para a escola, que nunca irá se apaixonar, que nunca poderá ser legal...”





Lookin´ For A Love – Álbum: Zuma, 1975
“Procurando por um amor... Não sei por quanto tempo vou ter que procurar,
Espero que eu saiba tratá-la bem, espero não mexer com a cabeça dela,
Quando ela começar a ver o meu lado mais sombrio...”






Old Man – Álbum: Harvest, 1972
“Velho, olhe para minha vida,
Eu sou muito parecido com o que você foi...”






Harvest Moon – Álbum: Harvest Moon, 1992
“Quando ainda não nos conhecíamos, eu te vi de longe,
Quando nos tornamos amantes, eu te amei com todo o meu coração.”







Lotta Love – Álbum: Zuma, 1975
“Vai ser preciso muito amor para mudar as coisas,
Vai ser preciso muito amor, ou não iremos muito longe.”






Pocahontas – Álbum: Rust Never Sleeps, 1979
“E talvez Marlon Brando esteja junto ao fogo,
E nós vamos sentar e conversar sobre Hollywood,
E as coisas boas que existem lá...”






Don’t Let Bring You Down – Álbum: After the Gold Rush, 1970
“Não deixe isto te desanimar… São apenas castelos queimando.”





Bis:


Change Your Mind – Álbum: Sleeps With Angels, 1994
“Quando você está confuso, e o mundo te coloca para baixo,
Quando você se sente usado, e que apenas está bancando o palhaço,
Protegendo você disso, deve estar aquela que você ama.”







Em mundo de aparências como o que vivemos, a música de Neil Young serve como um escudo, uma espécie refúgio, um lugar para onde se pode ir quando se procura a coisa mais rara e valiosa do mundo... A paz de espírito.







Abraço.

2 comentários:

  1. Genial meu amigo, vc está cada vez mais profissional na arte de fazer textos.
    Vc os faz com a alma, enche eles de sentimentos.
    Vc me disse uma vez que gênio está sempre se reinventando. Então vc é genial irmãozão, pois sempre está com novidades em seus textos.
    Agradeço muito vc compartilhar eles com todos.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. A gente tenta sempre melhorar... Valeu!

    ResponderExcluir