segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Trovando sobre: OS ARTISTAS MAIS IMPORTANTES DO ROCK N’ ROLL – Parte II

Nesta segunda parte, vou listar os outros sete artistas que foram vitais para a construção daquilo que viria a ser o Rock, sem o “Roll”. Apenas para relembrar aos amigos, considero como o fim do Rock N’ Roll, o surgimento dos Beatles, pois quando surgiram, os Beatles somaram influências de outros tipos de música, além do Blues e do Country, ao Rock N’ Roll.

O Rock N’ Roll existiu de 1954 a 1962.  Durante este período, artistas maravilhosos reinaram, mas alguns deles, são constantemente esquecidos, ou relegados em listas, como a que a revista Rolling Stone fez e que inspirou este texto. Pretendo aqui, prestar uma homenagem e fazer justiça aos heróis do passado.

Segue o baile:



Bo Diddley


Com sua "guitarra quadrada”, foi o artista que trouxe a batida dos tambores africanos ao Rock N’ Roll. Bo fazia uma espécie de “percussão”, tocando essa guitarra criada por ele, e que tinha um som grave, hipnótico, justamente como se a guitarra fosse uma espécie de "tambor de percussão". Sua voz também era forte, encorpada e possuía um grande alcance.  Suas canções eram sempre autobiográficas e por vezes, recheadas de frases de efeito contra o “homem branco opressor”.

Influenciados básicos: Rolling Stones, Led Zeppelin, The Who, Deep Purple, Iggy Pop, entre outros.





Buddy Holly


Os três primeiros álbuns dos Beatles, são praticamente 100% inspirados por Buddy Holly. As melodias suaves e ternas, os backing vocals atuando com um destaque bem realçado, as letras falando de amor, e os vocais de John Lennon Paul Mccartney copiando descaradamente a entonação deste genial cantor, compositor e guitarrista texano. Paul Mccartney idolatra tanto Buddy Holly, chegando ao ponto de adquirir todos os direitos autorais de suas músicas e organizar um festival anual em Lubbock, no Texas (terra de Holly), em homenagem ao artista. Buddy Holly tinha um talento descomunal para compor clássicos, que até hoje são pilares do Rock. Morreu precocemente aos 22 anos, em um acidente de avião, que matou também o cantor Big Bopper e o cantor e guitarrista Ritchie Valens (autor de La Bamba), que junto de Holly, faziam turnê pelo interior dos Estados Unidos. O dia do acidente que matou os três astros, ficou conhecido como "o dia em que a música morreu". 

Influenciados básicos: Beatles, Rolling  Stones,  David Bowie, Lou Reed, The Kinks, Creedence Clearwater Revival, Neil Young, entre outros.





Johnny Cash


O “Homem de Preto”.  Junto com Jerry Lee Lewis, pode ser considerado um dos primeiros punks da História. Johnny Cash  começou como artista de gospel e country, mas acabou indo para o lado do Rock N’ Roll, quando compôs a clássica “Folson Prison Blues”, em 1955, o seu primeiro grande sucesso. Cash vivia entre o sacro e o profano, e certa vez, disse que dentro dele, “Deus e o diabo travavam uma guerra”. Com sua voz de trovão, seu olhar de gelar a alma, e suas roupas pretas, era capaz de dominar uma platéia tanto de adolescentes histéricas, quanto de presos (seu disco “At Folson”, gravado na cadeia homônima é a prova disso).  Nos anos 2000, o mega produtor Rick Rubin, tirou Cash do ostracismo e gravaram cerca de sete álbuns, os chamados “American Recordings”. Estes trabalhos são obras primas da cultura americana, verdadeiras “bíblias musicais”.

Influenciados básicos: Bob Dylan, U2, Bruce Springsteen,Tom Petty, Red Hot Chili Peppers, entre outros.




Carl Perkins


Talvez o artista mais injustiçado dessa lista. Carl Perkins era filho de um casal de agricultores que viviam na miséria, e sua primeira composição foi o mega sucesso “Blue Suede Shoes”. Quando estava prestes a gravá-la, sofreu um grave acidente de carro, o deixando hospitalizado por vários meses. Neste meio tempo, Elvis ouviu a gravação demo (Perkins e Elvis eram da mesma gravadora, a lendária Sun Records) e resolveu gravar a canção. A música tornou-se um dos maiores sucessos de Elvis, e quando Perkins se recuperou, todos pensavam que a sua versão era um cover! Dá pra imaginar o que o artista deve ter sentido?

Mas depois de um certo  tempo, Perkins emplacou um sucesso atrás do outro, se tornando razoavelmente conhecido.  Seu estilo particular de tocar guitarra e cantar, lhe valeu o título de “Rei do Rockabilly” (estilo similar ao Rock N’ Roll, porém com temáticas mais sulistas e fortíssima influência do Hillbilly, uma espécie de country de raiz).  Os Beatles idolatravam Carl Perkins e gravaram várias de suas canções.  Era amigo pessoal de George Harrison e de Paul Mccartney, e a maior influência de Harrison como guitarrista.

Inlfuenciados básicos: Beatles, Rolling Stones, Stray Cats, Van Morrison, Almann Brothers Band, entre outros.



Roy Orbison


Sem exagero nenhum, pode-se dizer que Roy Orbison foi um dos maiores cantores de todos os tempos. Sua voz de barítono era de uma suavidade e de um alcance impressionantes, tanto que Elvis, o considerava o maior de todos os cantores. Cantor especializado em baladas, que o fizeram adquirir um fama de homem triste e infeliz, já que suas interpretações eram tão fortes e cheias de dramaticidade.  Mas além das baladas, Orbison também gravava músicas rápidas e dançantes como “Ooby Dooby” e “Mean Woman Blues”, entre outras. Teve uma vida trágica, pois perdeu a esposa em um acidente de moto, na década de 60 e dois de seus filhos, em um incêndio na década de 70. A inclusão da música “Oh Pretty Woman”, gravada na década de 60, na trilha sonora do filme “Uma Linda Mulher”, trouxe novamente notoriedade à sua obra.

Mick Jagger dizia que aprendeu a cantar baladas ouvindo os discos de Roy Orbison.


Influenciados básicos: Beatles, Rolling Stones, Elvis Costello,  Jeff Buckley, U2, entre outros.



Eddie Cochran


Outro expoente do Rockabilly, e artista de enorme importância no Rock N’ Roll. Eddie Cochran morreu muito jovem, aos 21 anos em um acidente de carro em 1960, mas deixou um legado riquíssimo de canções clássicas. Na Inglaterra é idolatrado e apontado como influência seminal para estilos musicais como Rock, Hard Rock e Punk. Canções como “Three Steps To Heaven”, “C’Mon Everybody”, “Summertime Blues” e “Twenty Flight Rock”, são fontes onde praticamente, todos os artistas de Rock que vieram depois dele beberam.  

Influenciados básicos: Beatles, The Who, Pearl Jam, Motorhead, Deep Purple, Stray Cats, entre outros.



Gene Vincent


Junto com Carl Perkins e Eddie Cochran (estava no mesmo carro onde morreu Cochran, e feriu gravemente a perna), forma a Santíssima Trindade do Rockabilly. Guitarrista hábil e dono  de uma voz marcante, deixou sua assinatura na música através de clássicos como “Be Bop A Lula”, “Blue Jean Bop” e “Race With The Devil”. Seu alcoolismo descontrolado, impediu que sua carreira “deslanchasse”. Morreu na obscuridade, apesar de ser ídolo de ídolos como Paul Mccartney e Jeff Beck.

Influenciados básicos:  Beatles, The Cramps, Jeff Beck, Stray Cats, Motorhead, entre outros.




Essa foi a minha lista com os artistas mais importantes do Rock N’ Roll, caras que talvez, nunca tenham tido toda a sua importância reconhecida, mas que nem por isso, deixaram de ser absolutamente vitais não só para a música em si, mas para a cultura em geral, desde os anos 50 até hoje.

Espero ter feito justiça mesmo que tardia, aos mestres com estes textos.  



Abraço.


2 comentários:

  1. Genial, seu conhecimento, sua técnica, e seu talento são ´´invejáveis´´ amigo. Minha é inveja branca só esclarecendo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Nica.... Teus elogios só me acrescentam! Valeu.

    ResponderExcluir