sexta-feira, 27 de março de 2015

Trovando Sobre: WOLVERINE – O VELHO LOGAN.

Aconteceu há 50 anos. Não se sabe quem organizou, durante quanto tempo foi planejado, ou onde iniciou, o que se sabe é que todos os vilões se uniram e atacaram simultaneamente os heróis. Alguns vilões atacaram heróis que nunca haviam enfrentado, para dificultar a reação do herói atacado.

Todos os heróis foram mortos. Ao menos, 95% deles. Apenas alguns aqui e acolá escaparam, mas para protegerem suas vidas, vivem no completo anonimato.

Wolverine foi um dos sobreviventes. Hoje, é um pacato fazendeiro, que devido a uma tragédia ocorrida no dia do ataque dos vilões, não usa as suas garras e nem se envolve mais em brigas desde a fatídica data.

Essa é a premissa de “Wolverine – O Velho Logan”. Quando essa história saiu originalmente, não dei muita bola pra ela. Mancada das grandes...

Muito tempo depois, tive a oportunidade de poder ler a revista (uma edição luxuosa, de capa dura e com extras), e senti muito prazer e ao mesmo, me senti um Zé Mané, por ter perdido tanto tempo para fazer isso.

Como eu disse antes, Wolverine agora, é um fazendeiro (que está a cara do Will Munny, ou melhor, Clint Eastwwod no filme “Os Imperdoáveis”, que inclusive, foi uma das inspirações para esta história do nanico), que vive com sua esposa e seu casal de filhos, plantando, colhendo e criando animais. Porém, Logan e sua família não os donos das terras, elas pertencem a família/gangue Hulk.


Com o passar dos anos, Bruce Banner, o alter ego do Hulk, enlouqueceu, devido a efeitos da radiação gama, e se tornou um homem frio e sádico. Juntamente com a sua prima, a Mulher Hulk, criaram uma família incestuosa e canibal. Coisa pesada.

Aliás, essa foi, sem sombra de dúvidas, umas das histórias em quadrinhos mais violentas que já li na minha vida.

Hulk agora é dono não apenas das terras onde Logan e sua família moram,  mas do inteiro Estado onde vivem. Os Estados Unidos foram divididos em áreas, sob o comando do Rei do Crime, Doutor Destino, Caveira Vermelha e o supracitado, Hulk.

Como imensas dificuldades financeiras, Logan precisa de dinheiro para pagar seu aluguel, e além disso, manter a si próprio e a família vivos.

Já de início, um Logan sem reação toma uma sova na frente da família, por não ter o dinheiro do aluguel do mês. Sua esposa entende suas razões e até o admira, por sua complacência e passividade, já seu filho, não compreende a sua “calma”. Logan tem um mês para pagar dois aluguéis, ou ele e sua família sofrerão as consequências.

Até que um já cego Gavião Arqueiro aparece nas terras de Logan, com uma proposta: Logan ajuda o Gavião a fazer um entrega do outro lado país, e recebe uma bolada por isso. Logan imagina se tratar de uma entrega de drogas, mas não liga, e aceita a proposta, pois precisa desesperadamente pagar aos Hulks.

A dupla embarca no “Aranhamóvel”, e parte em sua jornada. Essa jornada é muito legal, pois além de ressuscitar o veículo criado por Reed Richards especialmente para o Homem Aranha, ainda nos deparamos com a neta do Aracnídeo, que vem a ser filha do Gavião Arqueiro!

Imagens de uma gangue de Motoqueiros Fantasmas e de um “tiranossauro Venom”, ainda completam a aventura dos ex heróis.

Até que em certo momento, em um bar, após uma piada homofóbica, um Logan tenso e preocupado com sua família quase degola um homem, mas é contido pelo Gavião, que pergunta o que levou Logan a abdicar de suas garras.

O motivo é embasbacante e as imagens, ainda mais.

Quando os X Men foram atacados na noite em que os vilões venceram, o vilão Mysterio, um mestre do ilusionismo, engana Logan, o fazendo acreditar que seus amigos eram vilões, e estavam o atacando ferozmente, quando na verdade, Logan lutava (e assassinava) o grupo de mutantes um a um... brutalmente.

Eu fiquei pasmo quando li e vi isso. Achei incrivelmente cruel e genial.

Mysterio destroça a alma de Logan, de tal maneira que ele tenta o suicídio, para aplacar a dor que sente e que carregará para o resto de seus dias.

Mas graças ao Gavião, Logan consegue manter a sua promessa de nunca mais ferir ninguém.

Até que a dupla finalmente, consegue chegar ao destino, entretanto, descobrem que sua viagem foi em vão, pois tudo não passava de uma armadilha do Caveira Vermelha. A mando do Caveira, o Gavião Arqueiro é assassinado na frente de Logan.

Mas isso não faz Logan soltar suas garras... após uma luta épica contra o Caveira Vermelha, onde este chega a recordar como matou o Capitão América com as próprias mãos, Logan derrota o vilão, o decapitando usando o escudo do falecido Capitão. Mas sem usar as garras, ok?

Munindo de uma mala de dinheiro roubada do Caveira, Logan volta para a sua casa o mais rápido possível, chegando duas semanas antes do prazo estipulado para o pagamento dos aluguéis. Mas quando entra em sua casa, Logan vê seu mundo desmoronar.

Sua esposa e seus filhos estão mortos.

Um vizinho, conta para Logan que os Hulks não quiseram esperar o pagamento, pois estavam “entediados”.

Não tenho como descrever o que senti quando, no penúltimo capítulo, pela primeira vez, Logan se transforma em Wolverine, e solta as suas garras. É uma das cenas mais icônicas da história dos quadrinhos, na minha modesta opinião.


A partir daí, de caça, Wolverine volta a ser “O” caçador. Wolverine invade a propriedade dos Hulk, e vai os matando, um por um, como um predador dizima suas presas. Até que finalmente, o encontro entre Wolverine e Bruce Banner acontece.

Banner ironiza o rival, dizendo que matou a família dele apenas para tirá-lo da inércia e fazê-lo reagir, pois sentia falta de uma boa briga.

A luta entre eles é espetacular. Banner mesmo idoso, tem uma força descomunal, outro efeito da radiação gama. Com uma certa dificuldade, Wolverine consegue cravar suas garras no peito de Banner, o deixando muito, mas muito nervoso.

E a gente sabe o que acontece quando Bruce Banner fica puto da vida, certo?


O velho Bruce Banner se transforma, em um Hulk ainda mais monstruoso e gigantesco, que literalmente DEVORA o Wolverine. Sim, é isso mesmo, o Hulk come o Wolverine como uma simples "refeição".

Talvez por esquecimento, ou por estar cego pela loucura, o Hulk se esquece de que Wolverine tem um poder muito especial... o seu fator de cura. Digamos apenas, que este fator de cura, causa uma intensa indigestão no mostrengo verde... uma indigestão que literalmente, o rasga de dentro pra fora.

Só posso dizer que esta história, já está entre uma das minhas preferidas do mutante canadense. Wolverine nunca foi tão legal, violento e fodão como mostrado nesse gibi. É uma leitura obrigatória para fãs de quadrinhos, uma experiência incrível.

Seria demais sonhar com filme do personagem nestes moldes, onde Wolverine é o Wolverine DE VERDADE e não um fã dos Los Hermanos? Será que é pedir demais?


Espero que leiam



Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário