sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Trovando Sobre: SHOWS QUE EU GOSTARIA DE TER IDO.


Volta e meia me pego assistindo a meus dvd’s de shows de bandas e artistas que gosto, e penso, “puxa, como seria legal se eu tivesse visto isso ao vivo!”. Não é raro de isso acontecer, esse “arrependimento” que sinto.

Para o texto de hoje, resolvi dizer para vocês, meus amigos, quais os shows mais legais do Rock, que eu queria muito, mas muito mesmo ter ido.

São eles:


Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, 1973 – David Bowie.


Esse show capta a fase áurea da carreira de David Bowie. Ziggy Stardust era o personagem alienígena, assexuado, drogado e estrela do Rock, criado pelo cantor em 1969, e que teve sua “morte” decretada nesse show. A banda que acompanha Bowie é um desbunde...

O grande guitarrista e fiel escudeiro de Bowie por anos, Mick Ronson é um show à parte, pois toca seu instrumento com uma paixão e fúria sem iguais. O repertório é embasbacante, pois canções como “Rock N’ Roll Suicide”, “Ziggy Stardust and The Spiders From Mars”, “Hang on To Yourself”, “Changes”, “White Light/White Heat”, e “All The Young Dudes”, são simplesmente a cartilha que moldou o pop dos anos 70 até como ele é hoje em dia.

Imagino, como deve ter sido, estar nesse show e presenciar tamanha grandeza em forma de Arte, já que Bowie sempre, no sentido literal da palavra, foi um Artista inovador e à frente de seu tempo.






...There And Then, 1995 – Oasis.


Já vi dois shows do Oasis, mas nenhum em pleno auge da “Oasismania”, que assolou o mundo na década de 90, quando eram considerados a maior banda do mundo. Lembro da loucura que era em 94/95/96, com os clipes sendo exibidos repetidas vezes na MTV, e o rádio tocando Oasis direto.

Esse dvd apresenta canções de três shows, mas para mim, o show realizado em Maine Road, estádio do Manchester City, clube de futebol de coração dos irmãos Gallagher, é especial. Além de ser no estádio do clube que os caras torcem e por ser na cidade natal deles, é uma espécie de “beijinho no ombro” em forma de espetáculo de Rock, já que eles estavam tocando para “conhecidos” e "dentro de casa". Esse show é uma afirmação de vitória dos Gallaghers. Eles mesmos disseram isto.

Wonderwall”, “Some Might Say”, “Roll With It”, “Acquiesce”, “The Masterplan” são apenas alguns dos hinos compostos pelo gênio Noel Gallagher, que foram tocados naquela noite mágica.





Live at Wembley, 1986 – Queen.


Gigante. O Queen sempre foi um gigante do Rock, e nesse show, o gigante está oito vezes maior.

Banda nascida para tocar em estádios e arenas, para os integrantes do Queen (Freddie Mercury, em especial), tocar seus clássicos na frente de cem mil pessoas, era o mesmo que tomar café da manhã. Astros do Rock, como se não se vê mais hoje em dia.

Eu acho esse show de uma grandiloquência, de uma magnitude sobrenatural, já que a banda torna o estádio de Wembley, na sala da casa de Mercury, tamanha a desenvoltura, a descontração e a energia colocadas na apresentação. Eu babo vendo “A Kind of Magic”, “Hammer To Fall”, “Tie Your Mother Down”, “Bohemian Rapsody”, “Under Pressure” e todas as demais canções do show.

Tenho certeza de que, quem estava nesse show, tinha a certeza de estar presenciando grandeza.




Live at Royal Albert Hall, 2003 – The Who.


Não tem fã de Rock que assista esse dvd e não comece a suar.

Anualmente, o vocalista do The Who, Roger Daltrey, organiza um concerto beneficente, em Londres, para angariar fundos para o Teenager Cancer Trust, organização que pesquisa a cura do câncer e auxilia pessoas enfermas pela doença. Daltrey sempre chama uns “bruxos” para dar uma canja. Em 2003, ele se superou.

Noel Gallagher, Eddie Vedder, Paul Weller e Bryan Adams foram os “bruxos” da vez. Assistir os caras do Who, com 60 anos de idade nas costas, mandarem balaços do quilate de “My Generation”, “Won’t Get Fooled Again”, “Behind Blue Eyes”, “Drowned” e “Who Are You” com ou sem os convidados é de cair o queixo...

Desafio qualquer fã de Rock assistir e ouvir a primeira música, “I Can’t Explain”, e não sentir vontade de beber uma cerveja gelada... só se o cara estiver morto e não sabe!






That Was Rock!, 1964/65 – Vários Artistas.


Imagine o seguinte: Tu consegue ingresso para um show televisivo, onde tu poderá ficar na plateia e ver ao vivo e em sequência, alguns artistas "mornos", como os Rolling Stones (formação clássica), James Brown, Chuck Berry, Ray Charles, Smokey Robinson and The Miracles, The Supremes, Marvin Gaye, The Ronettes, Ike & Tina Turner e Bo Diddley. Só esses “peixes pequenos.”

Este dvd é uma coletânea de dois programas de TV, que passaram nos EUA, em 1694 e 1965, o The T.A.M.I. Show, e o Big TNT Show.

Só para contextualizar: Eu daria 1/3 da minha alma, para estar na plateia, em qualquer uma dessas noites. Só tenho isto a dizer sobre estes dois momentos únicos, reunidos em um único e especial dvd.





Esses foram os shows imperdíveis, que eu “perdi”. Ainda bem, que vi outros shows maravilhosos, e que encheram o meu coração de alegria.


Espero que gostem.


Abraço.




2 comentários:

  1. Lembro-me de quando assistimos ao DVD do Queen!!! Para mim ficou marcado... imagina ter ido ao show! Seria muito massa mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande poeta!!!! Noite inesquecível, de fato! Grande abraço.

      Excluir