domingo, 24 de julho de 2011

Trovando sobre: TRILHAS SONORAS LEGAIS

Recentemente andei vendo e revendo alguns filmes com trilhas sonoras bem peculiares e legais. Resolvi fazer uma lista de filmes com trilhas interessantes e que valem a pena dar uma conferida. Espero que gostem. Aí vai:


Donnie Darko - 2001















Este excelente filme se passa na década de 80, por isso, a trilha tem grandes músicas deste período.

A primeira cena do filme é icônica. Ao som de "Killing Moon", do grupo Echo & The Bunnymen. A cena onde o protagonista chega na escola pela manhã, com "Head Over Heels", do Tears For Fears é sensacional também. 

A trilha ainda conta com Oingo Boingo, INXS (na cena inicial, na versão do diretor, a música tocada é "Never Tear Us Apart"), Joy Division, Duran Duran e The Church.

O filme é uma das coisas mais intrigantes, legais e interessantes que eu já vi na vida.




Backbeat - Os 5 Garotos de Liverpool - 1994
Filme que retrata como era a relação de John Lennon com seu grande amigo Stuart Sutcliffe. Stuart foi o primeiro baixista dos Beatles e um pintor renomado. 

Em 1961, viajou para a Hamburgo na alemanha, com os Beatles, na primeira tour do grupo. Stuart deixou a banda nos seus primórdios, para ficar morando na Alemanha, com a então namorada, a fotógrafa Astrid Kircherr. Stuart morreu aos 22 anos de aneurisma cerebral. Para a trilha sonora do filme, foi recrutado um time de peso. Dave Grohl na bateria, Greg Dulli (Afghan Whigs) e Dave Pirner (Soul Asylum) nos vocais, Mike Mills (R.E.M.) no baixo, Thurston Moore (Sonic Youth)  e Don Fleming (Gumball) nas guitarras. a banda não toca músicas dos Beatles, mas sim, canções que os Beatles tocavam nesse período, quando ainda não compunham. 

Clássicos do Rock N' Roll como "Long Tall Sally", "Tutti Frutti", "Please Mr. Postman" e "Twist And Shout", entre outros são tocados com uma energia gigantesca. O cd conta com 12 músicas e dura 23 minutos, para se ter uma ideia. 

Ouça!



Ambição em Alta Voltagem - 1995
Essa trilha é uma joia, pois reúne a nata da Soul Music. Cantores que realmente cantam com ALMA. Acredito que somente os negros conseguem cantar Soul como se deve, porém não é uma regra, e nesse disco eles dão uma aula. 

O que dizer de um disco que traz Aretha Franklin, Sly & The Family Stone, Curtis Mayfield, Barry White, O'Jays, Isaac Hayes, Al Green e James Brown? É praticamente uma coletânea. "Cantores" e "cantoras", como a falecida Amy Winehouse e a tal de Adele deveriam ouvir este álbum e encerrar suas carreiras. O filme é bem "mais ou menos", mas com essa trilha, você realmente sente vontade de assisti-lo. 

Ah, e tem um volume 2 que traz Temptations, Stevie Wonder, entre outros.




Quase Famosos - 2000

Os filmes do diretor Cameron Crowe sempre trazem trilhas sonoras ótimas, e esse filme não foge à regra. O filme mostra um período da fictícia banda Stillwater, um misto de The Who, Allman Brothers Band e Lynyrd Skynyrd. Através da visão de um jovem repórter, o filme mostra como era fazer parte de uma grande banda na década de 70. 

Phillip Seymour Hoffman está impagável como Lester Bangs, redator e editor da revista "Creem", uma espécie de "mãe" da revista Rolling Stone.

A trilha traz The Who, Cat Stevens, Rod Stewart, Led Zeppelin, David Bowie, Elton John (com uma de suas muitas obras-primas, que embala uma das cenas mais belas do filme).




A Fera do Rock -1989

Puro Rock N' Roll. Filme que conta a história do mestre, gênio, louco, transgressor, e um de meus heróis pessoais, o primeiro e único, Jerry Lee Lewis. Dennis Quaid vive Jerry neste filme fraco, mas que tenta, ao menos, mostrar um pedaço da vida deste senhor que elevou o piano como instrumento de Rock N' Roll. 

Jerry foi o 1º punk da história, amigo de bebedeiras e contemporâneo de Elvis Presley, Carl Perkins, Roy Orbison, Johnny Cash e outros titãs do genêro. Para este projeto, Jerry especialmente regravou seus Rocks da década de 50, com vigor e fúria assombrosos. Canções como "Great Balls Of Fire", "Breathless", "High School Confidencial" e "Crazy Arms", parecem ter sido escritas anteontem.

Foi um dos primeiros cds que comprei na vida, na antiga loja do Mauro, no saudoso Sinos Shopping.

Esse cd é um marco na minha vida, e por isso, o adoro muito.

Espero que tenham gostado.


Abraço.

2 comentários:

  1. eu só vi "quase famosos" da lista acima, e amei.. fica a dica para os outros então! Cadê Os Mercenários? eheheheheheheheh! Abrs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gosto muito deste texto. Desses olhei apenas Donnie Darko e concordo com tudo.
    Cabe um vol 2 aí em, com certeza vc já viu outros filmes com boa trilhas!!!
    Abs amigo.

    ResponderExcluir