sábado, 2 de julho de 2011

Trovando sobre: FILMES DE TERROR

Caros Amigos,

Hoje resolvi fazer uma lista com os melhores cinco filmes deste que, muitos acreditam se tratar de um "sub-gênero" do cinema, mas que me agrada muito, quando bem feito. Já os advirto, que porcarias como "Jogos Mortais", que só servem para expor violência gratuita e chocar, não se encontram nesta lista...



"O Iluminado" - 1980

Este, para mim, é o "pai de todos". Obra do genial diretor Stanley Kubrick, este filme é baseado em um conto de Stephen King, tem como protagonista um dos maiores astros do cinema de todos os tempos, o grande Jack Nicholson, no papel de Jack Torrance, escritor frustrado que consegue um emprego de zelador no hotel Overlook, em uma área rural, muito afastada do Estados Unidos, onde neva - se muito durante o inverno, deixando o hotel, praticamente, isolado. Jack vai para lá com o filho Danny e sua horrível esposa Wendy, cujos olhos incrivelmente grandes, parecem saltar de seu rosto.

O filme, em sua maior parte, não mostra derramamentos de sangue e violência física, apenas uma tensão psicológica quase palpável. O menino Danny e sua "motoquinha", andando pelos corredores do hotel, as irmãs mortas que aparecem em certas cenas do filme, o sangue (aí, está ele) descendo pelas escadarias do hotel, e a clássica cena, onde Jack, enlouquecido, tenta arrombar a porta com um machado para matar a esposa e filho e imita o lobo mau, tentando fazer com que os três porquinhos abram a porta.... Nesta mesma cena, Jack grita: "Heeeeere's Johnny!" (Aqui está o Johnny!), de forma insana e assustadora.

Vendo os extras do dvd, é possível ver a preparação do ator para esta cena, e nota-se que até quem está ali a trabalhando, no set, se impressona com a veracidade, e a concentração do ator. É um marco do gênero.


"O Exorcista" - 1973

















Eu literalmente, me "borrava" todo, ao ver este filme. Filme do grande diretor William Friedkin, esse me botava medo de verdade... Lembro de assisitr pela 1ª vez no SBT na falecida "Sessão das Dez".

A história fala sobre a possessão de uma adolescente, por UM demônio, chamado "Pazuzu", e não pelo próprio Lúcifer, como muitos pensam. O filme mostra a luta de um padre que, não muito confiante em sua fé, tenta ajudar a garota e, após diversas tentativas fracassadas se vê obrigado a solicitar ajuda, e eis que quem vem ao seu socorro é um padre chamado Merrin, interpretado de maneira soberba pelo veterano Max Von Sydow, que há muitos anos atrás teve contato com este demônio, durante um período passado na África. O filme, extremamente polêmico, por sua história, e por boatos de morte de pessoas envolvidas em sua produção é um clássico absoluto que, até hoje assusta. Fui ao cinema em 2005, ano de relançamento com cenas extras e ainda me senti muito deconfortável assistindo. O Fausto diz que dentro da casa dele este filme não entra, nem pensar, nunquinha, never...


"Sexta - Feira 13" - 1980



Este é o melhor de todos os 12 filmes já feitos. Este é o original, sem qualquer semelhança com bobagens como "Freddy X Jason", "Jason X" e "Jason vai para o Inferno". É o melhor e, sequer, conta com o famoso assassino da máscara de Hockey. Aqui o (a) lunático (a), é a mãe de Jason Voorhees, Pamela Voorhees. Clamando por vingança após seu único filho (Jason) ser deixado só no lago, pelos monitores que faziam sexo e não vigiavam o menino, culminando em seu afogamento e morte, Pamela mata estes monitores e mais qalquer um que ficar em seu caminho. O ápice do filme é o final, quando Pamela, até então, uma simpática senhora, se mostra uma louca, psicopata, que ri da carnificina protagonizada por ela e pelas mutilações feitas em suas vítimas. Outro momento marcante é a decapitação de Pamela, pela única sobrevivente do massacre.

A parte II é muito boa também.



"Um Lobisomem Americano em Londres" - 1981


Outro clássico da "Sessão das Dez"... Esse me dava arrepios quando eu via a clássica cena da transformação do protagonista David, em lobisomem pela 1ª vez. Lembro de assistir e fechar os olhos nessa hora do filme...

Gosto muito do trabalho do diretor John Landis, responsável por clássicos como "Os Irmãos Cara de Pau", "Três Amigos!", com Steve Martin, Chevy Chase e Martin Short, além de ser o diretor do revolucionário clipe de Michael Jackson, "Thriller".

Enfim, o filme, para mim é até hoje a 2ª melhor adaptação para o cinema desta criatura, meio homem, meio lobo (a melhor versão, continua sendo, "O Lobisomem", de 1941, com Lon Chaney Jr., como o monstro). Destaquei esta versão por se tratar de uma versão mais contemporânea e atual da história. Mas, o grande destaque do filme foi e continua sendo a transformação. Ah, e a trilha sonora é ótima também. É pena que hoje em dia, vampiros, lobisomens e afins, sejam retratados no cinema, como adolescentes sarados e inexpressivos...


"O Massacre da Serra Elétrica" - 1973


Esse é com certeza, para mim o mais assustador, e o mais sanguinolento também. Este filme de 1973 é uma versão do diretor Tobe Hooper, sobre a história (verídica) do maníaco Ed Gein que matava e mutilava suas vítimas, especialmente mulheres. Gein costumava manter relações sexuais com os cadáveres e em sua casa, quando foi preso, foram encontrados, crânios que ele utilizava como tigelas de sopa, porta copos feitos de seios, um cinto com mamilos e órgãos humanos congelados "esperando" para serem comidos por Gein, como refeição. Gein costumava também tirar a pele de suas vítimas, para fazer uma "roupa de mulher", para que usasse e, assim, se "transformasse definitivamente" em uma mulher. Gein inspirou "Leatherface", o personagem deste clássico filme de terror que até hoje, provoca arrepios, angústia e até mal estar em algumas pessoas que assistem. Além de Leatherface, Hannibal Lecter e Buffalo Bill (ambos personagens do filme "Silêncio do Inocentes") e Norman Bates ("Psicose") foram inspirados em Gein.

Esqueça estas novas versões que saíram, pois não passam de porcarias, onde gente musculosa (homens) e de peito de fora (mulheres) reinam e fique SEMPRE com o original.

A cena final de Leatherface balançando a serra elétrica, frustrado, por uma vítima sua conseguir escapar é icônica na História do Cinema... Assista e confira.

Espero que curtam.

Abraço a todos.


6 comentários:

  1. Sandrão!!! O ILUMINADO é realmente muito bom! Fantástico! O meu primo João que apreentou para mim, eu lembro que quando eu assisti, realmente foi assustador.. foi na minha pré-adolecencia... senti medo demais!

    Parabéns pela sua lista! Parabéns pelo seu blog!

    Abraçao!

    ResponderExcluir
  2. Bah, exorcita lá em casa, nem pensar mesmo...Achei a regravação do "O iluminado" melhor... mas com certeza o Jack Nicholson fez uma baita interpretação. Gosto também do "Lobisomen americano em Londres". Eu colocaria nesta lista ainda "Poltergeist". Abrs!!!

    ResponderExcluir
  3. Como sou muito impressionavel não vi a maioria destes e só de ler a lista fiquei com medo, heheheh mas já li alguns livros do Stephen King e tive minha dose de pavor. E o exorcista e o unico da lista que nunca vou assistir. E concordo hoje terror é muito chato só violencia gratuita, para o mesmo efeito olho o Jornal Nacional.

    ResponderExcluir
  4. Show.. meo.. só listo um filme ae que na minha humilde opinião é o melhor terror: Tempestade do século... tchê parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. O Iluminado é terrivelmente angustiante, tão angustiante que parecia que o filme tinha 5hs de duração.
    O Exorcista assisti algumas vezes, mas sempre com um mal estar, é um filme muito pesado é muito denso!!!
    Esses outros não cheguei a ver,mas de lobisomens lembro de me cagar de medo do Bala de Prata em que o lobisomem era o padre. Tem uma cena onde um matagal está coberto por neblina e o lobo ataca várias pessoas, nunca corri tão rápido pra fora de casa como aquele dia, hahahaha
    Como todos é um excelente texto, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Galo Cinza! Bala de Prata não entrou por detalhe na lista.... Abs.

      Excluir