domingo, 29 de maio de 2011

Trovando sobre: ELVIS NO CINEMA


"Ao contrário dos outros, eu amo os filmes de Elvis, pois ele podia ser um caminhoneiro, um militar, um piloto, ou o quer que fosse, mas ele era sempre um cara que adorava tocar e cantar, apesar de sua profissão, e eu me identificava com isso"...

Larry Mullen Jr.,baterista do U2 disse isto no documentário de 1988, chamado "Rattle and Hum". E eu também me identifico com esta afirmação, pois apesar de não gostar de todos os 33 filmes de Elvis, gosto de, pelo menos, da maioria deles. 

O primeiro filme de Elvis que assisti, foi por coincidência, sua primeira experiência na sétima arte, chamado "Love Me Tender", ou no Brasil, "Ama-me com Ternura". No filme, Elvis interpreta um papel coadjuvante, mas sua atuação é marcante e bastante forte. 

Uma curiosidade sobre este filme, é que Elvis não decorou apenas suas falas no roteiro, mas as falas de TODOS os atores. Elvis durante toda sua carreira cinematográfica foi conhecido por sua pontualidade e dedicação.

Elvis sempre dizia que seus maiores ídolos nos cinema eram, respectivamente, Marlon Brando, James Dean e Tony Curtis (de quem roubou a ideia do topete).

Ao contrário do que muitos críticos dizem, eu sempre achei Elvis um ÓTIMO ator, e isto não é papo de fã, não, amigo...

Elvis era um bom ator, porém alguns de seus filmes, infelizmente, eram ruins. No filme "Estrela de Fogo", Elvis interpreta um mestiço, filho de mãe índia e pai branco, e o filme trata de questões raciais, até então praticamente não abordadas no cinema.

Em uma cena absolutamente clássica, dois vaqueiros param na fazenda de sua família, e pedem para que a mãe de Elvis lhes sirva um pouco de água, porém, são extremamente desrespeitosos e pelo que se dá para entender, um estupro estaria próximo de acontecer. Ao que, Elvis chega e percebe o clima estranho, e questiona sua mãe, que nega os fatos, mas, Elvis não acredita e presume o que aconteceu, ou poderia acontecer, e parte para cima dos dois zé-manés.

Outro filme maravilhoso, com uma atuação soberba de Elvis é "O Prisioneiro do Rock", onde interpreta um músico que, após envolver-se em uma briga de bar, vai parar na cadeia, onde aprimora seu estilo de tocar violão e cantar, (tinha tempo de sobra) para se tornar um astro, indo da pobreza à riqueza, num piscar de olhos, mudando muito sua personalidade, tornando-se egocêntrico e egoísta. O filme ainda apresenta a clássica cena de dança na cadeia. Outro bom filme é "Amor à Toda Velocidade", onde contracena com a belíssima e voluptuosa atriz sueca Ann Margret, com quem Elvis não se deu bem no início das filmagens, mas um tempo depois, engatou um ardente e apaixonado romance, que inclusive, abalou seu casamento com Priscilla Presley.

As trilhas sonoras dos filmes são outro caso à parte, pois eram em sua esmagadora maioria, ruins, porém, francamente, qualquer coisa que Elvis gravasse naquela época, vendia muito, fazendo assim, com que  os produtores não se importassem muito com a seleção musical, pois as bilheterias sempre estouravam a boca do balão. 

Abaixo cito os 5 melhores filmes do Rei, na minha opinião:


 Estrela de Fogo (Flaming Star), 1960.


O Prisioneiro do Rock (Jailhouse Rock), 1957.



Ama-me com Ternura (Love Me Tender)


Amor à Toda Velocidade (Viva Las Vegas), 1964.


Balada Sangrenta (King Creole), 1958.






Enfim, sempre gostei do estilo de atuação de Elvis e acredito, que se infelizmente, se ele não tivesse morrido tão cedo, teria feito muito, muito mais tanto na música, quanto no cinema.


Abraço.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. O que posso diizer é eu amo o Elvis, adoro tudo que ele fez. Assiti alguns filmes e para mim são tudo o que quer uma mulherzinha como eu, ou como posso ser nestes momentos Elvis.

    ResponderExcluir
  3. Seja na música ou no cinema, ele é o Rei e isso não se discute! Além de talentoso é muito, muito LINDO!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Coincidentemente, ´´Love Me Tender´´, foi o 1º filme do Elvis que vi. Achei fantástico, boas atuações e mesmo ele sendo o ´´rei´´ ele não era a personagem principal, mas, rouba a cena como se fosse.
    Fantástico tmbm é o talento do amigo, passa sentimentos bons através de textos.
    Abraço.

    ResponderExcluir