quarta-feira, 24 de julho de 2013

Trovando sobre: FILMES PARA ABRIR A CABEÇA

Vivemos em tempos perigosos.... Todo mundo se ofende com qualquer coisa, todo mundo ofende por qualquer coisa, "minorias" são "maiorias", qualquer pessoa com internet é "Tudólogo", ou seja entende de todos os assuntos, seja sobre astrofísica ou a vida sexual do Caio Castro... Vivemos em um mundo onde todos tem opinião (nem sempre fundamentada) sobre tudo. 

Pensando nisso, resolvi indicar alguns filmes que talvez, possam nos ajudar a questionar melhor, já que parece que todo mundo tem a resposta para tudo nestes tempos estranhos...   


A Onda.

Excepcional filme alemão que conta (baseado em fatos reais) uma experiência social em uma sala de aula, que mostra a profundidade da escuridão que os jovens vivem nos dias de hoje. O tema subconsciente é aceitação, pura e simples. Um professor tenta provar que o fascismo é algo muito fácil de ser "semeado" em cabeças cheias de músicas do Black Eyed Peas, e um senso crítico baseado nos filmes de Steven Spielberg.

Chega a ser assustadoramente real. Imperdível.




 A Estrada.

Somos "civilizados", certo? E se ficássemos uma semana sem banho? Sem escovar os dentes? Sem luz? Sem água? Sem comida? E se os recursos naturais se esgotassem, o que seria da nossa "civilidade"? No que nos transformaríamos? À que seríamos reduzidos... Esta obra de arte responde a todas estas perguntas e ainda coloca mais algumas na nossa cabeça. Não é um filme fácil... Mas é recompensador.





Stigmata.

Este filme é baseado no (verdadeiro) Evangelho de São Tomé, aquele mesmo, aquele Santo que só acreditava vendo....

Este filme não questiona  a fé, pois a fé é inquestionável, é parte da alma do ser humano, é a ligação do homem à Deus, mas questiona a Igreja como elo de ligação do homem à Deus, algo como: " Se eu creio Nele, e rezo para Ele na minha casa, no meu banheiro, ou aonde quer que seja, eu realmente devo crer que a Igreja é a casa de Deus e Sua representante, ou devo acreditar que Deus vive dentro de  mim, e então, eu posso falar com Ele, se eu assim quiser em qualquer lugar, sem um mediador entre nós...".

O filme propõe a reflexão sobre o que é a Igreja e sobre o que é Deus. Sobre o que é sagrado (fé) e o que não é (fanatismo).

O Evangelho de São Tomé diz algo, mais ou menos assim: "O reino de Deus está dentro de você e a sua volta; não em prédios de madeira ou pedra. Rache uma lasca de madeira e Eu estarei lá..."



Espero ter colocado perguntas na cabeça de alguém.


Abraço.

2 comentários:

  1. Desses ai, eu só assisti "A Onda" e é demais!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, Stigmata assisti lá no Eduardo.... Piramos! Obrigado por ler e comentar aqui, meu irmão. Abração.

      Excluir