quinta-feira, 11 de julho de 2013

Trovando sobre: BLACK SABBATH - "13"


Sempre fico meio "ressabiado" quando a crítica baba um disco logo de cara... e esse "ressabio" não foi diferente com o novo álbum do Black Sabbath chamado "13".

Convenhamos... tinha tudo, não digo pra dar errado, mas para ser um trabalho morno, pois sem o baterista original Bill Ward, e o grande Tony Iommi se recuperando de um câncer e o Ozzy... bom o Ozzy é o Ozzy.

Quando soube que o disco estava sendo produzido, pensei que tinha tudo para ser um projeto digamos, "desorientado". Mas errei feio, errei rude (como diria o "Porta dos Fundos").

O álbum é excelente do começo ao fim. Lembra (e muito) os trabalhos da década de 70, com apenas uma exceção, as músicas são mais longas, privilegiando a melodia e o peso, ao invés da velocidade.

A produção do "mega" produtor Rick Rubin foi na medida certa também, pois me parece que ele deixou os "tiozinhos" bem à vontade no estúdio para que a música fluísse em um clima meio de "ensaio profissional". A gravação realmente parece ao vivo no estúdio, ou seja, os três membros originais (Ozzy, Iommi e Geezer), mais o soberbo baterista  Brad Wilk tocando juntos, na mesma sala, como DEVE SER.




Mas de nada iria adiantar produção, se a música não fosse de alta qualidade. As letras de Geezer soam sombrias como nos discos clássicos do Sabbath, e o rei dos "riffs" pesados, Tony Iommi faz um trabalho muito inspirado. Os riffs de músicas como "God Is Dead", "Loner", "Live Forever" e "End Of The Beginning" são de sua melhor safra. A música "Zeitgeist" é irmã gêmea da obra de arte "Planet Caravan", do essencial e clássico disco "Paranoid" de 1970, só  para se ter ideia da coisa...

Enfim, adorei o disco e não consigo para de ouvir... Recomendadíssimo para quem quer ouvir M-Ú-S-I-C-A de qualidade, nesse mundo de sertanejos "universotários" e funks "ostentação".

Que outubro chegue logo, para que eu possa ver esses músicos fantásticos em ação em Porto Alegre.







Abraço.



2 comentários:

  1. Perfeito meu amigo!!!
    Lembro do dia em que vc comprou, antes parecia que vc estava se preparando para o pior, pois toda hr falava, não gosto muito quando é muito divulgado, quando a mídia cai em cima. E depois que comprou já colocou pra escutar e ficou mudo, só dizia ´´bah cara,muito bom, soa meio sombrio, ta escutando, parece ao vivo do estúdio``, sua reação de felicidade foi instantânea.
    Parabéns pelo ótimo texto e obrigado.

    ResponderExcluir