sábado, 27 de agosto de 2011

Trovando sobre: ROCKY BALBOA


Sempre achei que escrever sobre Rocky Balboa seria fácil, afinal de contas, o personagem criado por Sylvester Stallone em 1976 é um de meus heróis. Pensei em analisar os filmes, em citar apenas alguns (os meus preferidos) dentre os seis títulos da série, enfim, pensei em um monte de coisas. Porém, hoje, enquanto eu supostamente deveria estar trabalhando, eu pensava no porquê eu gostava tanto do personagem, que para pessoas desavisadas, ou até mesmo, insensíveis, não passa de um bruto monossilábico e cheio de músculos, mas que para mim, é muito mais que isto. Decidi então, escrever sobre alguns motivos que me levam a gostar tanto deste personagem, e de todos os filmes da saga no cinema. Resumindo, não será tão fácil como pensei...

Em primeiro lugar, trata-se de uma história dramática. Esqueça as lutas (maravilhosamente coreografadas), e analise comigo. No primeiro filme, como conhecemos Rocky ? Ele é um vagabundo, um cara que trabalha para um agiota, cobrando o dinheiro emprestado e os juros das pessoas, vive em um mundo de mediocridade e solidão, em um minúsculo apartamento, sujo e frio. Rocky é um cara solitário, que não trabalha (formalmente, ao menos), tem pouco estudo, e está fadado a ser um "nada", um "zero à esquerda" na vida.

Mas Rocky gosta de boxe. Ele é pugilista, e tem até, um certo jeito para a coisa, mas é meio desleixado, não é disciplinado, ou seja, não "se leva muito a sério."

Rocky, na vizinhança, é visto como um cara meio "burro", meio "bobo", mas a verdade é que Rocky tem um grande coração, isto mesmo, o maior músculo do corpo dele não é o bíceps, e sim, o coração.

Mas como se virar, mesmo com um bom coração, sendo sozinho e estando inundado em um mar de mediocridade?
Aí, amigo (a), entra Adrian.



Muitos acham que é o Rocky que salva a Adrian, pois ela é uma mulher muito reprimida, que vive com o irmão Paulie, um alcoólatra e chato de plantão. Adrian praticamente não não fala, não tem amigos, e vive se achando a mulher mais feia do mundo, apesar de ser muito bonita. 

Sabe aquele tipo de mulher bonita e inteligente, mas que por algum motivo, se esconde da vida, do mundo e se fecha, vivendo em uma espécie de inércia ? Assim é Adrian, um "patinho feio." O Rocky percebe algo nela, ele fica intrigado e posteriormente apaixonado, por aquela mulher, fazendo assim, com que ela se apaixone por si mesma. Mas eu discordo de quem acha que é o Rocky quem salva a Adrian... Acho que ELA é quem o salva. Lhes digo o por quê...

O amor transforma o Rocky. Claro que a vontade de ser alguém, de melhorar de vida e como ser humano, também contam, mas ele quer construir uma vida com aquela mulher, ele quer que ela case com UM HOMEM de respeito, um homem que fez algo da vida, um homem que conquistou algo, que deixou sua marca. E o apoio e confiança, além do amor depositados por Adrian no Rocky o fazem QUERER mudar. Sabe, querer uma coisa de verdade...

Nesse quesito amor (mas precisamente, ser amado), não posso deixar de citar o amor de pai e filho que sentem Mickey e Rocky um pelo outro. Se a Adrian faz Rocky virar um homem de verdade, o Mickey faz o Rocky virar um ser humano de verdade. A relação dos dois é muito bonita e especial, e eu não posso deixar de mencionar isso.


Rocky percebe que mesmo com medo (quem não tem medo de mudanças ?), ele tem enfrentar a vida, e as pessoas, se impondo e indo atrás do seu objetivo. Rocky jamais negou sentir medo antes das lutas, mas ele sempre dizia que "sentir medo é bom, te deixa alerta", Rocky é acima de tudo, humano, como eu, como vocês, como qualquer pessoa. Se você tem vergonha de seu corpo, enfrente o medo, e vá malhar! Se você não gosta de seu emprego, mude de emprego! Se você ama alguém, se declare!

O Rocky para mim sempre foi inspirador. Davi contra Golias. O personagem é cheio de medos, inseguranças e anseios, como qualquer um, e é normal sentir isso, mas conviver com isso, é muito diferente. O Rocky para mim é algo mais ou menos assim: "Hum, acho que tu não é capaz... Ah é, vou te mostrar então!" O personagem mostra que a verdadeira coragem não é NÃO sentir medo, mas sentir o medo e lidar com ele, não deixar que que ele te impeça de nada na vida. Não te impeça de tentar com afinco.

Quem me conhece sabe do meu fascínio pelo personagem. É um ícone do cinema e da minha vida também.

Abraço.

2 comentários:

  1. Cara tu buscou a essência do personagem, o Rocky é um exemplo a ser seguido, pena que hoje em dia o exemplo que o pessoal segue é ser "veloz e furioso"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, amigo. Rocky é um grande exemplo a ser seguido! Abração.

      Excluir