sábado, 20 de agosto de 2011

Trovando sobre: BANDAS QUE MEUS AMIGOS ME APRESENTARAM...

Amigos,

Para este texto, pensei em escrever sobre bandas que eu não conhecia (ou não conhecia o bastante), mas que amigos me apresentaram (ou reapresentaram) e que acabei gostando, ou até mesmo, lembrando que eu gostava. Vamos à elas:




Graci: Um dia cheguei na casa dos pais da Graci e ela me mostrou um cd que ela tinha acabado de baixar. O cd se chamava "The Story", de uma cantora de Seattle, chamada Brandi Carlile. Ouvi naquele álbum  influências de Country, Rock N' Roll, Rhythm and Blues, Soul, entre outros.

As canções são cantadas como se a vida de Brandi Carlile dependesse daquilo, sob arranjos lindos e de extremo bom gosto. Não sou facilmente impressionável por cantoras, mas essa mulher canta com ALMA. Simplesmente lindo. OUÇA AGORA!

Ouça: "The Story"























Fausto: Quando eu era um adolescente rebelde ( acho que sou até hoje), eu "achava" que gostava de Guns N' Roses".

 Mas eu estava enganado. Quando conheci o "Guri de Uruguaiana", na loja Deltasul, eu tinha apenas o 1º álbum do Guns, o absolutamente clássico "Appetite For Destruction", conversando com o Fausto, ouvindo as histórias dele, as opiniões sobre as canções, sobre os discos, sobre as frescuras do Slash, e a magnitude musical do Sr. Axl Rose, magnitude esta, que pude conferir no show de Porto Alegre. 

O Fausto sempre diz que "Axl é o Guns!", e pude comprovar isto. Claro que o Slash e o Duff Mckagan fazem falta, mas Axl domina o espetáculo com maestria.  Devo confessar que fui atrás dos discos, e hoje, tenho quase todos. Mas o que importa é que graças ao Fausto e a Francy também, eu redescobri pérolas como "Civil War", "Estranged", "Ain't It Fun" e "Yesterdays", entre outros hinos. Ah, e o disco mais recente, "Chinese Democracy", é consenso entre nós. Canções como "Street Of Dreams", "Madagascar", "I.R.S." e "Prostitute", entre outras tantas,  fazem este álbum indispensável na coleção.

Ouça: "Chinese Democracy"























Luis: O que dizer do maior fã de Iron Maiden na face da Terra? Em março de 2008, o Luis comprou os ingressos para o tão esperado show do Iron em Porto Alegre, mas havia um porém.... Eu estava de braço quebrado e, na minha cabeça, impossibilitado de ir ao show. 

Como o Luis já havia comprado o ingresso, eu estava a ponto de vender para outra pessoa, mas ele me ligou e disse: "Cara, tu não pode fazer isso!!! Tu tem que ir nesse show, nós (Luis, Leandro e Paulinho) te damos cobertura, para não machucar o braço...". Sob tamanha pressão, não tive escolha. Confesso que sempre tive um certo "pé atrás" com o Iron, mas ao ouvir os acordes de "Aces High", isto mudou na hora. 

Apesar do já, "clássico" som ruim do Gigantinho, o show foi demais, a banda ao vivo é um absurdo, pois o carisma e a potência vocal do mestre Bruce Dickinson são impressionantes, assim como os excelentes guitarristas Dave Murray e Adrian Smith, além de ter a oportunidade de ver Steve Harris "massacrando" o seu contrabaixo. Agradeço ao meu chapa por ter me "intimado" à ir neste show, sem contar que ainda por cima, ganhei o maravilhoso disco "Seventh Son Of A Seventh Son" de presente. Neste show ocorreram peculiaridades, como o Luis subornando seguranças, o Paulinho sendo o cara gente boa que ele é, e o Leandro, bem, sendo o Leandro, e por aí vai... Show e dia memoráveis!

Ouça: "Life After Death"























Andreas: Este meu amigo tem alma de poeta, logo, só poderia me apresentar algo que exala poesia, mas aquele tipo de poesia, atípica, voraz, urgente.... Difícil de definir. 

Um dia, o Andreas me enviou um vídeo pelo "falecido" orkut, de uma banda que eu mal conhecia, um vídeo de uma banda chamada Stone Roses, de uma uma música chamada "This Is The One". A sensação que tive foi como acordar do coma. Como eu pude passar 30 anos sem ter ouvido aquilo? Os Stones Roses são uma lenda na Ingalterra, influência seminal de uma banda que sou completamente alucinado (Oasis), e eu não conhecia esta canção, gigantemente bela. Eu não conhecia esta e todas as as outras, mas através do meu amigo do peito, Andreas, eu tive contato com o trabalho desta, que é hoje, uma de minhas bandas predlietas. 

Resumindo, só posso agradecer ao Andreas por ter me presenteado com esta canção tão maravilhosa.

Ouça: "The Stone Roses"























Então tá, essas são algumas influências que alguns amigos exerceram sobre mim.

Me influenciem mais, ok...

Tchau e benção.



4 comentários:

  1. Sandrão, este seu comentário atingiu meu coração :"Este meu amigo tem alma de poeta". Valeu!!! Vamos ouvir sempre o melhor que o Rock 'n Roll tem a nos oferecer!!!

    ResponderExcluir
  2. Show Sandro, grande irmão... a vida é rica por nos apresentar e nos dar a oportunidade de conviver com pessoas como você.. Mas sou guri quando o assunto é música contigo cara. hehehehehe. forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Luis é o maior fã do Iron, eu segui aquele ditado 'se não pode vence-lo junta-se a ele', e escuto muuuuito Iron. Valeu pela lembrança, agradeço por ele.

    ResponderExcluir
  4. E ai loco!!! TchÊ que baita coletânea de bandas esta que tu tem ai, que teus amigos sigam exercendo boas influencias e que tu siga nos influenciando com muita boa música.
    Abração!!!!

    ResponderExcluir