quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Trovando Sobre: DESCANSE EM PAZ, LEMMY.



Eu conheci o Motorhead por causa de uma camiseta. Essa camiseta:

Eu devia ter uns 16 anos, e um colega de escola chamado Pablo (o cara que me apresentou o Kiss), tinha essa camiseta:

Eu nunca havia tido uma camiseta de banda... nem sabia que vendiam camisetas tão legais! Eu era um  guri revoltado e usar uma camiseta dessas, atestava essa revolta pra todo mundo ver, demostrava quem eu era, pelo menos na minha cabeça.

Essa camiseta me identificava. 

Através desta camiseta eu fui atrás dos discos do Motorhead, e adorei o som. Aquele peso, aquela velocidade, e aquele vocal, que parecia um trator com o escapamento estourado me cativaram na hora. Como sempre fui curioso, comecei a ler revistas sobre aquela banda e sobre o cara com a voz de "trator com escapamento estourado". O cara se chamava Lemmy, era uma figura intimidadora, que tinha sido roadie de Jimi Hendrix, e que inspirou e influenciou "apenas" bandas como Metallica, Slayer, Guns N' Roses, Anthrax, Megadeth e milhares de outras. 


O que me chamou a atenção no som daquela banda era a velocidade do punk, misturada ao peso do metal... uma combinação improvável, mas que deu muito certo. Outro ponto que me atraiu foi a personalidade de Lemmy, sempre bem humorado e cruelmente sincero em suas respostas em entrevistas (certa vez, telefonou para o ex baterista do Guns N' Roses, Matt Sorum, e lhe pediu para substituir seu baterista, que estava doente, ao que Sorum perguntou: "Por quê eu?", e Lemmy mandou: "Porquê o Dave Grohl está ocupado.". 

Lemmy foi um verdadeiro rebelde, na minha opinião, por um simples motivo: Viveu como quis. Nunca se desculpou ou sentiu vergonha por jamais ter casado (mas teve dois filhos), por viver em bares de strip tease, por consumir álcool diariamente e por gostar de usar drogas e fumar. Lemmy envelheceu aos nossos olhos, mas jamais amadureceu. Se existiu alguém que literalmente viveu o slogan "Sexo, Drogas e Rock N' Roll", esse alguém foi Ian Frasier Kilmister.



Lembra que eu falei que Lemmy era uma figura "intimidadora"? Pura impressão errada. O cara era extremamente gentil com colegas músicos, com sua equipe técnica e com qualquer fã ou pessoa que se aproximasse dele para conversar, pedir um autógrafo ou foto. 

Tive a honra de presenciar um show do Motorhead em Porto Alegre, no mês de maio do ano passado, e mesmo debilitado em função da maldita doença que o vitimou, Lemmy, junto de seus companheiros de banda, Phil Campbell e Mikkey Dee, deram 100% de si, em um show fantástico e inesquecível para qualquer fã que teve a sorte de estar presente  naquela noite mágica, no estádio do Zequinha.



Assistindo ao funeral do cantor ao vivo pelo Youtube, e vendo astros do naipe de Slash, Dave Grohl, Lars Ulrich chorando emocionadíssimos, pela enorme perda do amigo e ídolo, tive uma certeza... Junto de Lemmy, se vai uma parte da história do Rock N' Roll, uma parte da história, de quando o Rock era perigoso, divertido e inspirador. Em um mundo "Schincariol choca" onde Coldplays e Muses, são bandas de "Rock", Lemmy foi uma garrafa de Jack Daniel's (com um pouquinho de Coca Cola).

Lemmy faleceu no dia 28 de dezembro de 2015, e suas cinzas foram depositadas junto de seu grande amigo Ronnie James Dio.




P.S.acabei comprando ou trocando com o Pablo aquela camiseta, que usei até que ela literalmente se desmanchasse.




Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário