domingo, 19 de junho de 2011

Trovando sobre: OS MERCENÁRIOS




Logo que foi lançado no Brasil, especialmente, em  São Léo, fui assistir ao filme "Os Mercenários", filme dirigido, roteirizado, e estrelado por Sylvester Stallone que, junto de um elenco encabeçado por astros de filmes de ação como Dolph Lundgren, Jason Stathan e Jet Li, além dos lutadores  marciais, Randy Couture, Steve Austin e Terry Crews. O filme conta ainda, com grandes astros do cinema mundial como Mickey Rourke e Eric Roberts, e ainda por cima, rola uma participação em uma cena memorável, com os peso-pesados, Bruce Willis e Arnold Scwarzenegger.

Gostei muito de todo o filme, as cenas de ação, as cenas de luta corporal, enfim, achei a história, o enredo, as atuações muito boas e divertidas. O filme é muito legal de se ver, um ótimo entretenimento.

Assisti recentemente ao dvd, e pude ver os extras, contendo o "Making Of" do filme. É realmente bonito de se ver a dedicação que este ícone do cinema, chamado Sylvester Stallone empregou neste projeto.

Stallone escreveu, dirigiu, atuou e se preciso fosse, faria comida, seria motorista, lavador e o que mais se fizesse necessário, para que o filme ficasse do jeito esperado por ele, imaginando o que agradaria aos fãs. O  filme é um agradecimento e uma espécie de "revival", deste estilo, praticamente criado por Stallone na década de 80, o genêro dos filmes de ação. Porém, certas pessoas equivocam-se quando pensam que Stallone é um ator medíocre (sim, pois sua faceta de roterista e diretor é pouco conhecida), prova disto é o Oscar, recebido pelo marco do cinema chamado "Rocky - Um Lutador", estrelado e roterizado por Stallone, em 1976.

Stallone ama o que faz, e vendo os extras do filme "Os Mercenários", pude realmente comprovar isto. O astro "dá pitaco", na pós - produção, na cenografia, na coreografia, e até na música criada para o filme!

A propósito, a trilha sonora é impecável, contando com músicas de artistas como Thin Lizzy, Creedence Clearwater Revival, Mountain e Georgia Satellites.

O filme é um tributo aquele tipo de filme que costumávamos alugar nas locadoras, as boas e velhas "fitas" (VHS), quando assistíamos a filmes feitos por atores que se preparavam por meses para cenas de luta, ou que mesmo, colocavam suas vidas em risco para a realização de determinadas cenas em que o dublê, precisava ser dispensado.

Quem lê meus textos sabe que sou um cara nostálgico. Hoje vejo filmes, e não só no gênero da ação, mas de outros também, em que a preocupação é tão somente com os efeitos especiais. Detesto este tipo de filme que os americanos chamam "Blockbuster", onde a atuação e a história ficam em segundo plano. "Os Mercenários" é um filme de 2010, mas realizado à moda de 1988, e isto não é demérito, pelo contrário, é um elogio.



Eu realmente adoro este filme.


2 comentários:

  1. Não olhe ainda o filme mas vi muita critica ruim em função dos comentários do Stallone, mas concordo que ele é um icone dos filmes de ação e também meu herói da infância.

    ResponderExcluir