Amigos, como o dia dos namorados se aproxima, pensei em indicar 5 discos para se ouvir com quem se ama. Lhes trago 5 álbuns de um estilo musical que muito me agrada, o "Soul". Pois bem, vamos à eles:
Dusty Springfield : "Dusty In Memphis"
Não se enganem com a capa "cafona", pois Dusty é a cantora branca com mais suingue e alma (soul) na voz. Este disco é maravilhoso do início ao fim.
Canções como: "Just a Little Lovin'", "Breakfast In Bed", "I Can't Make It Alone" e a clássica, e tema do filme "Pulp Fiction", "Son of a Preacher Man", são puro deleite do início ao fim. No fim dos anos 60, Dusty era só mais cantora inglesa, mas quando em 1969, resolveu ir à Memphis, no interior dos Estados Unidos, à pedido de sua gravadora, gravar algumas canções com os feras das produção, e especialistas em "Soul", Jerry Wexler, Tom Dowd e Arif Mardin, o que se viu foi uma cantora cantando não apenas com sua voz, mas com coração ligado diretamente nas cordas vocais.
Sam Cooke: "The Best Of"
O que falar do cantor que é referência para astros do calibre de Rod Stewart, Mick Jagger e Bruce Springsteen? A voz deste gigante da "Soul Music", é uma jóia rara. Canções como "You Send Me", "Bring It On Home To Me", "You Send Me", e "Cupid", são de derreter o coração até do cara que acha que Motorhead é banda de fresco.
The Manhattans: "Greatest Hits"
Romantismo do início ao fim. "I'll Never Find Another", "Shining Star", "Kiss and Say Goodbye" e "Hurt", são hinos para aquelas pessoas que gostam de conversar durante as refeições com o seu amor. Sabe quando tu espera o dia todo para contar uma história, ou uma fofoca pro teu amor, jantando uma comidinha bem boa? Esse disco é trilha sonora para isso.
Isaac Hayes: "Hot Buttered Soul"
Apenas 4 faixas. E basta. A voz deste, que é uma espécie de "Barry White ao quadrado", é sexy, romântica e envolvente. Hayes era um mestre na arte de compor letras e melodias ternas e também de beleza ímpar. As provas do "crime" são canções como "Walk On By", "One Woman" (polêmica, pois fala do dilema de um homem dividido entre a esposa e a amante) e a belíssima "By The Time I Get To Phoenix".
Otis Redding: "The Very Best Of"
O maior cantor romântico de todos os tempos. Janis Joplin disse, certa vez, que aprendeu a cantar baladas ouvindo Otis Redding cantar, e que sempre chorava ouvindo seus discos.
A voz de veludo e a entrega emocional na interpretação de canções como "I Love You More Than Words Can Say", "These Arms Of Mine", Try A Little Tenderness" e "I've Got Dreams To Remember", igualam-se talvez, somente a Elvis Presley. É de botar a tocar, abrir um vinho,e depois...
Estas são as minhas dicas, espero que gostem.
Ótimo Dia dos Namorados à todos!
Dedico este texto para aquela que é a minha melhor amiga e companheira, a minha eterna namorada... Enfim, o meu Grande Amor, Graciela Scaravonatti.
Te amo mais do que as palavras podem descrever.
Sandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário