Recentemente terminei o excelente livro autobiográfico do Slash, e em um capítulo, ele discorre sobre a dificuldade que foi encontrar um guitarrista base que tivesse sinergia musical com ele, depois da saída de Izzy Stradlin do Guns N' Roses. Slash fala que uma base bem feita, que complementa o que o guitarrista solo toca, é algo raro e muito importante para uma banda.
Eu não poderia concordar mais com o cara da cartola... chego a afirmar que quase sempre, guitarristas base não tem o devido reconhecimento e admiração que merecem. Pensando nisso, resolvi fazer minha lista pessoal dos guitarristas base mais fodões do Rock.
Aí vai:
Scott Ian - Anthrax.
O careca de barbicha é monstro tanto em estúdio, quanto no palco. Se tu ouvir as canções do Anthrax (especialmente as ao vivo e usando fones de ouvido), é notória a forma como ele preenche os "espaços" na canção de uma forma pesada, agressiva, mas muito melódica. No palco, o cara agita sem parar, e não jamais perde o andamento da música. Sem dúvida alguma, o cara é dos melhores "no ramo".
Brad Whitford - Aerosmith.
Quem hoje vê o tiozinho grisalho, e com cara de cansado, pode nem imaginar o quanto esse cara toca. Brad é um guitarrista clássico dos anos 70, muito melódico e com um senso ritmo apuradíssimo, que faz a "cama" perfeita para que o Joe Perry deite e role nos solos. O Aerosmith dos anos 70, era uma banda de Hard Rock agressiva, rápida, mas nem por isso, influências de Funk, Soul e até mesmo música latina, deixavam de aparecer no som dos caras, passando obviamente, pela guitarra base.
James Hetfield - Metallica.
Esse é quase uma unanimidade quando se pensa em guitarristas base. Hetfield é um bom cantor, e um guitarrista base muito peculiar, já que sua base é tocada em extremos: Ou muito pesada, ou de forma melodicamente sutil. Não sou um grande fã do Metallica, mas reconheço que canções como "Master of Puppets", "Hit The Lights", "Battery", "Enter Sandman", "Nothing Else Matters" e "Hero of The Day", entre outras, são grandes exemplos do que o cara produz, tanto em peso e agresssividade,
Izzy Stradlin - Guns N' Roses.
O já citado Izzy. Além de excelente compositor e bom cantor, um dos melhores guitarristas base que já ouvi. Lembra que eu falei da importância da sinergia musical? Pois é, Izzy é o tipo de guitarrista que literalmente "responde" ao que o guitarrista base toca. A maneira de Izzy tocar complementa, e encorpa a canção de uma maneira, que digamos torna a canção muito mais harmoniosa e melódica quanto às partes de guitarra. Izzy é o tipo de músico capaz de pegar algo que já é muito bom, e melhorar ainda mais, através da sensibilidade harmônica e melódica, que esse sujeito possui.
Malcolm Young - AC/DC.
Esse é o pai de todos, uma espécie de "deus" dos guitarristas base. Quando Malcolm deixou o AC/DC para tratar de sua debilitadíssima saúde, Angus Young lamentou muito e afirmou que Malcolm era a "alma melódica" da banda, e concordo plenamente com Angus. Acabei de ouvir o álbum ao vivo de 1978, If You Want Blood... You've Got It, e o que se ouve esse senhor tocar é um absurdo. Bases sólidas, estruturadas, harmônicas e em perfeita (de novo) sinergia com a estupenda guitarra solo de Angus. Qualquer guitarrista que se preze, precisa aprender com Malcolm Young.
Esses foram os melhores guitarristas base na opinião do blog.
Espero que curtam.
Abraço.