quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Trovando sobre: COLDPLAY




A banda Foo Fighters lançou uma música chamada "Walk", cujo vídeo clipe, faz uma sátira ao filme "Um Dia de Fúria", com Michael Douglas, onde um homem está preso em um engarrafamento em um dia muito quente, stressadíssimo, e do nada ele abandona o carro e sai andando pelo asfalto. No clipe do Foo Fighters o Dave Grohl interpreta o nervosinho, que após ler adesivos do tipo "Bieber é o Máximo", "Cristianismo é a Verdade", se estoura ao ver um adesivo do COLDPLAY  em um carro ao seu lado.  É um piada, óbvio, demonstrando o sentimento de Grohl pela banda inglesa. Eu, há pouco tempo atrás, critiquei duramente a banda após o show no Rock In Rio, pois assim, como o Dave Grohl, não morro de amores pelo Coldplay. Mas em primeiro lugar, deixo claro, que não tenho nada contra quem ouve, ama, admira, ou é fã do Coldplay. Admito que são bons músicos (no máximo, bons), e que sim, existem coisas piores na música e no próprio Rock.

Mas por quê diabos, eu não gosto do Coldplay, apesar de afirmar que os dois primeiros discos da banda são muito bons???

Porquê o Coldplay é uma banda bunda mole.

Acho o Coldplay insosso, um coisa extremamente sem graça... Sabe aquela coisa de "romantismo demais".... Romantismo, lirismo e poesia, são lindos na música, eu adoro tudo isso, mas chega uma hora em que tu tens que chutar o pau da barraca!!! As pessoas formam bandas, especialmente de Rock, para se expressar, claro, mas também para se divertir, poder beber todas, ter garotas à vontade, serem adoradas (quem não admite isto, é mentiroso, viu seu Eddie Vedder!), e o Coldplay é um coisa sem fogo, sem atitude. Os discos da banda são um caso à parte, depois dos bons álbuns "Parachutes" e  "A Rush Of Blood To The Head", eles só requentam melodias e idéias.... Parece que são sempre as mesmas músicas! Será que não aprenderam nada com os Beatles, que faziam SEMPRE um disco diferente do outro. O Coldplay parece aquele amigo que todo mundo teve na adolescência, que era espinhento, tímido e não conversava com as meninas, pois vivia reprimido.

Outro aspecto que me irrita, é a aura de importância dada tudo que eles fazem e produzem, parece que tudo tem que estar certinho, no mínimos detalhes, bem afinadinho... Eu detesto precisão na música, sempre preteri a técnica pelo sentimento, aquela coisa de fazer pela vontade, não pelo contrato... Elvis dizia que, na música, existia a "imperfeição perfeita", ou seja, se você vai optar entre o correto, o preciso ou o que saiu verdadeiro, no momento da "paixão", vá sempre pela segunda opção, pois o público é esperto, e sabe identificar o que é falso, do que não é. Pelo mesmo motivo, acho o Coldplay muito "cérebro" e pouca atitude, pouca alma... Pouco tesão.

Este texto expressa a minha opinião, e não sou o dono da verdade, sintam-se à vontade para discordar, ou concordar.

Mas tiro o chápeu para esta banda em um quesito, ô banda que tem fãs legais!!!

Abraço aos meus amigos fãs do Coldplay.